Metas
Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de uma meta. Uma meta é algo que você deseja acompanhar que as análises já existentes não estão rastreando — qualquer coisa, desde um clique em um botão, downloads, visualização de uma página específica, como uma página de agradecimento após um checkout, etc
Visualização de página
O objetivo de visualização de página é o mais fácil de configurar e a conversão do objetivo ocorrerá quando um visitante alcançar uma página especificada
Um bom exemplo seria quando você tem uma página de 'agradecimento' após a conversão acontecer (newsletter, compra, envio de formulário... etc) onde o usuário irá acessar em seguida
Personalizado
Metas personalizadas exigirão a implementação de um código extra no site rastreado, o qual é especificado quando você cria uma nova meta a partir do painel de controle
Um objetivo personalizado é usado principalmente quando você deseja acompanhar um evento específico que acontece no seu site, o qual não pode ser rastreado pelo método de visualização de página
Alguns exemplos de onde metas personalizadas se destacarão são:
- Rastreamento de cliques em links externos
- Rastreando envios de formulários mais avançados
- Rastreamento de cliques em partes específicas das suas páginas
Aqui está como seria um trecho de código javascript para o acompanhamento de metas
analytics.goal('my-goal');
Quando este código for acionado dentro da sua página, a conversão de objetivo também será acionada do nosso lado
Aqui está um exemplo de como o código ficaria integrado a um botão que acionará o evento de Meta
<button type="button" onclick="analytics.goal('my-goal')">Click me</button>